Proteção de dados: saiba como identificar a segurança na rede

6 de julho de 2022

O uso da internet é indispensável para a rotina diária das empresas e isso inclui o compartilhamento de dados. Mas para prevenir golpes e acessos indevidos, cada vez mais, estratégias de proteção de dados e segurança de redes são implementadas.

Por meio de alguns cuidados é possível reduzir a exposição a ataques cibernéticos, mesmo com acesso constante a diversas ferramentas virtuais.

Afinal, de acordo com o relatório da Kaspersky, uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital, os ataques hackers cresceram em média 41%. Entre os tipos de golpes, estão: roubo de senhas corporativas, invasão de rede e outras situações.

Assim, é imprescindível que os gestores estejam atentos a estratégias de seguranças que podem ser inseridas em suas empresas. Dessa forma, garantir a proteção de dados dos funcionários, parceiros e fornecedores.

Pensando em facilitar a identificação de redes seguras e implementação de medidas de segurança, reunimos informações importantes que serão essenciais para o desenvolvimento da sua empresa.

Continue a leitura e confira!

Proteção de dados: como identificar a segurança na rede | Gerenciatec

Como saber se a rede é segura?

Garantir a segurança de rede é muito importante para a proteção de dados de todos os colaboradores da empresa. Além disso, a exposição de informações pessoais pode levar pessoas mal intencionadas a utilizarem esses dados de forma imprópria.

Leia também: Dê mais segurança para seu provedor de internet (ISP) com as principais práticas para prevenção de ataques em redes

A fim de evitar problemas e situações desnecessárias, opte por medidas que contribuam para o aumento da segurança.

Estratégias usadas para entender se uma rede é segura ou não

  • Verificação dos protocolos de segurança: ao instalar novos roteadores deve-se alterar as configurações de fábrica para deixá-las mais seguras. Além disso, escolha padrões de segurança de maior confiabilidade.
  • Monitoração dos dispositivos conectados: desse modo, é possível entender quais dispositivos possuem acesso frequente à rede. Assim como o bloqueio de aparelhos desconhecidos que apresentam algum risco.
  • Utilização de senhas fortes: nesse caso é importante usar serviços para criação de senhas fortes e seguras que aumentam a dificuldade de possíveis ataques cibernéticos.
  • Ocultação do SSID — Service Set Identifier ou identificador do conjunto de serviços: isso faz com que os novos dispositivos a serem conectados precisem informar o exato nome da rede e senha.
  • Rede para convidados: configurar um espaço diferente para os  convidados permite adicionar mais segurança e restrições, afinal, eles não precisam contar com os mesmos privilégios da rede principal.
  • Autenticação de MAC — Media Access Control: dessa forma, ocorre a restrição da rede e apenas dispositivos já cadastrados podem acessá-la.

Por fim, essas são informações que você pode usar para identificar se uma rede é segura ou não. Além disso, essas medidas também podem ser implementadas nos casos em que há dúvidas sobre a segurança.

Assim, você garante maior proteção de dados contra ataques cibernéticos e pessoas mal intencionadas. Isso tudo contribui para a valorização da empresa, de seus colaboradores, funcionários e parceiros.

Leia também: Gestão de TI em empresas: benefícios e por que investir | Gerenciatec

Por fim, é imprescindível que você, como gestor, esteja atento às tendências e novidades quanto se trata de segurança cibernética. Dessa forma, poderá manter a proteção de dados e desenvolvimento do negócio.

Proteção de dados: como identificar a segurança na rede | Gerenciatec

Quais são as principais estratégias para garantir a segurança de rede?

Por meio de medidas rotineiras e, geralmente, de baixa complexidade você garante que os dados empresariais estejam protegidos de ataques cibernéticos.

Logo, o primeiro passo para a implementar estratégias eficientes de proteção de dados é saber quais ações devem ser realizadas para aumentar a segurança de rede da sua empresa.

Vamos conferir estratégias imperdíveis para implementar em sua organização a fim de minimizar riscos e garantir mais proteção.

Leia também: Segurança de rede em empresas: conheça a importância, o que diz a LGPD e quais as principais soluções

Alteração de senha com frequência

A recomendação para alterações de senha é que ela seja feita de forma periódica e, assim, evitar que sejam descobertas. Além disso, contar com combinações fortes e únicas pode fazer toda a diferença na proteção de dados.

Proteção de dados: como identificar a segurança na rede | Gerenciatec

Mecanismos de criptografia para proteção de dados

Por outro lado, você pode utilizar a criptografia para mascarar e camuflar dados importantes e confidenciais. Assim, apenas o usuário que as codificou poderá ter acesso a essas informações.

Isso faz com que as ferramentas criptográficas sejam aliadas importantes para a proteção de dados nas empresas. Além disso, podem ser encontradas na maioria dos sistemas operacionais e aplicativos de segurança.

Utilização de antivírus para segurança de rede

Você já sabe que navegar sem proteção não é indicado para quem deseja proteção de dados e segurança de rede. Por isso, vale a pena investir em um software antivírus adequado para a sua empresa

Leia também: Metodologia ágil para provedor de internet | Gerenciatec

Embora até o mais básico dos sistemas possa contribuir para a proteção, é importante estar sempre atualizando o antivírus da sua organização.

Ativação do firewall

O firewall permite que todos os dispositivos conectados à rede estejam seguros, incluindo os dispositivos IoT — Internet das Coisas —, como termostatos inteligentes e webcams.

Afinal, permitir ferramentas digitais sem proteção de dados pode abrir pontos vulneráveis em sua empresa para possíveis hackers e ataques cibernéticos.

Acesso limitado e controle de usuários

Definir níveis de acesso aos usuários é uma maneira de minimizar riscos. Afinal, não há motivo para que todos os colaboradores possuam acesso a documentos que não tenham relação com a sua função.

Assim, há uma redução significativa nas condutas inadequadas e exclusão de arquivos importantes para a empresa.

Leia também: Análise de Vulnerabilidade e Pentest: principais diferenças | Gerenciatec

Por outro lado, há informações estratégicas que geram vantagem competitiva e que não devem ficar disponíveis para qualquer funcionário. Isso faz com que as chances de vazamento sejam menores. 

Proteção de dados: como identificar a segurança na rede | Gerenciatec

Treinamento de funcionários para condutas seguras

A implementação de políticas de segurança é muito importante e requer o treinamento dos colaboradores com palestras e programas de capacitação. Dessa forma, pode-se abordar a importância da proteção de dados e segurança de rede.

Leia também: Como manter a segurança dos equipamentos Switch e OLT? | Gerenciatec

Além disso, deve-se ensinar os funcionários a usarem as medidas estabelecidas. Pois de nada adianta implementar estratégias eficientes se eles não sabem como utilizá-las.

Backups frequentes e eficientes para proteção de dados

Os backups são recursos essenciais para a segurança das informações na empresa. 

Leia também: Passo a passo para fazer backup em nuvem: importância, implementação e monitoramento

Por meio deles é possível garantir uma cópia extra e minimizar perdas em caso de falhas no servidor, ataques cibernéticos, roubos, danos, entre outras situações.

Proteção de dados: como identificar a segurança na rede | Gerenciatec

Qual a importância de investir em segurança de rede?

Por fim, agora você já sabe quais estratégias você deve tomar para garantir maior proteção de dados e como identificar se uma rede é segura ou não. 

Mas, quais são os riscos que uma empresa corre ao não valorizar a segurança?

Entre as consequências da falta de proteção de dados, estão:

  • Vazamento de informações confidenciais
  • Perda de confiança dos clientes
  • Processos judiciais
  • Custos financeiros desnecessários
  • Sequestro de dados e invasão de redes

Embora os ataques cibernéticos pareçam mais comuns entre grandes corporações, as pequenas e médias empresas também devem se atentar à segurança digital. 

Utilizar medidas de proteção de dados é essencial, pois sem elas o funcionamento da sua empresa pode ser comprometido, assim como a confiabilidade de seus colaboradores.

A consultoria da Gerenciatec promove mais segurança, com soluções eficientes e rápidas para minimizar situações de risco e lhe entrega todo o conhecimento técnico que a sua empresa precisa para se desenvolver.

Quer implementar políticas de segurança e garantir maior proteção de dados em sua empresa?

Conheça a consultoria da Gerenciatec:

Proteção de dados: como identificar a segurança na rede | Gerenciatec

Leia também

Últimos posts
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp