6 Dicas fundamentais para ajudar no crescimento de seu provedor de internet 

7 de junho de 2022

O fator de crescimento em um provedor de internet é, assim como em muitas empresas, difícil de se alcançar. Mas, você sabe a razão disso?

Bom, assim como em empresas que oferecem serviços, o crescimento está completamente atrelado a qualidade e funcionamento destes, ou seja, se seus serviços de internet vivem apresentando problemas e são inconsistentes, crescer seu provedor vai demandar muito mais trabalho.

Dessa maneira, expandir sua empresa, bem como o aumentar sua lucratividade vai depender do que seu provedor faz para garantir o funcionamento da rede e sua segurança.

Mas, para te ajudar a impulsionar seu negócio, separamos 6 dicas essenciais que também não devem ser deixadas de lado quando o assunto é crescer no mercado. Acompanhe:

Realize uma gestão estratégica de qualidade em seu provedor de internet
Procure ter total controle na gestão financeira de seu ISP 
Ofereça atendimento e suporte de qualidade para impulsionar o crescimento de seu provedor de internet 
Invista em treinamento de equipe e mantenha-a motivada
Inovação e investimento: dois pilares fundamentais no crescimento em provedores
Conte com uma consultoria de rede especializada para garantir a qualidade de seus serviços 

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Realize uma gestão estratégica de qualidade em seu provedor de internet 

Com toda certeza a tomada de decisões também têm grande peso e impacto no crescimento de provedores de internet. Isso já que, principalmente, decisões de alto nível quando tomadas tendem a ser um grande passo para frente ou para trás em uma empresa. 

É aí que entra a gestão estratégica, que nada mais é do que uma forma de gerenciar sua empresa otimizando todos os processos para que tornem-se mais eficientes e coesos

Sendo assim, o crescimento de seu negócio também depende deste fator, ou seja, da habilidade de sua gestão em planejar investimentos e otimizar seu posicionamento no mercado. 

Isso pode ser feito por meio de um modelo de gestão estratégica que é focado na análise e avaliação detalhada de suas opções antes de cada tomada de decisão em sua empresa. 

Ler mais: Link dedicado ou banda larga? Qual a melhor escolha para seu provedor?

Portanto, a gestão estratégica sempre avalia todos os fatores envolvidos em uma decisão. Dessa maneira, ela considera as metas de médio e longo prazo, bem como as principais dores que seu provedor de internet está enfrentando no momento. 

Do mesmo modo, também precisa avaliar os impactos dessas decisões, garantindo que elas possam alcançar seus objetivos da melhor forma e sem causar danos maiores à sua empresa. 

Procure ter total controle na gestão financeira de seu ISP

Cuidar e manter em dia as finanças de seu provedor de internet é mais do que necessário para que sua empresa consiga crescer. Isso pois não adianta apenas economizar dinheiro, mas você vai precisar realizar investimentos para melhorar seus serviços. 

Sendo assim, acompanhe as receitas e despesas de perto, realize planejamentos e preveja gastos futuros, procure reduzir suas dívidas e gastos e procure um mecanismo financeiro que te ajuda a ter um acesso fácil a  esse tipo de informações.

Ler mais: Dê mais segurança para seu provedor de internet (ISP) com as principais práticas para prevenção de ataques em redes 

Além disso, é importante contar com dois recursos fundamentais: pessoas e tecnologia.

Se você não possui em sua equipe pessoas capacitadas e especialistas em finanças, você pode terceirizar esse serviço e contar com um escritório de contabilidade eficiente, que entenda do assunto e seja de confiança.

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Outro ponto é que você também pode contar com softwares de gestão financeira para te auxiliar nesse processo, já que facilitam a organização e a visualização das informações, além de dar dados e análises precisas para a tomada de decisões. 

Dessa maneira, você tem a possibilidade de conhecer o panorama das finanças da empresa com maior praticidade. 

Ofereça atendimento e suporte de qualidade para impulsionar o crescimento de seu provedor de internet 

É fato que lidar com situações de mau atendimento em nossas relações de consumo pode nos fazer facilmente odiar a empresa em questão. Porém, isso pode se transformar em uma vantagem para seu negócio, desde que sejam ofertados suporte de qualidade e atendimento impecável

Ler mais: NOC: como montar e gerenciar uma equipe de rede 24×7

Sendo assim, existem alguns pontos que seu ISP pode levar em consideração para ofertar de maneira correta esses dois pontos:

  • Disponibilidade de suporte e atendimento: atender em horário comercial — segunda à sexta, das 9h até às 18h — não é nem de perto suficiente. Ataques DDoS e outros imprevistos, por exemplo, não são realizados apenas em horário comercial. Portanto, garanta um suporte de rede 24/7 e que inclua os finais de semana. 
  • Eficácia e agilidade no suporte e no atendimento: a frustração de ligar para um provedor de internet para resolver seu problema e sair com a promessa de um suporte no prazo de uma semana não é um ponto positivo. A internet hoje é necessária praticamente para todos e tudo e não ter seus problemas resolvidos pode gerar ainda mais raiva em seus clientes. 

Portanto, tente ao máximo alinhar protocolos de atendimento e solução de problemas a serem seguidos pelos seus atendentes e suportes de plantão e, se o problema não for resolvido ali, procure mostrar agilidade ao marcar um horário de acordo com a disponibilidade de seu cliente. 

Ler também: Proteção de dados: saiba como identificar a segurança na rede

Tenha certeza que seus investimentos em suporte e atendimento serão bem recompensados, já que vão te ajudar a fidelizar e adquirir mais clientes em seu provedor de internet.

Afinal, o marketing boca a boca é um grande aliado de ISPs que realmente funcionam e se preocupam com a experiência do cliente dentro da empresa. 

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Invista em treinamento de equipe e mantenha-a motivada 

Mesmo que seja um tanto comum falar sobre isso, contar com uma equipe — seja de atendimento, suporte, desenvolvimento, gestão, etc — sem treinamento pode ser um verdadeiro tiro no pé para seu provedor de internet

Sua equipe também precisa acompanhar o crescimento de seu provedor de internet para que a qualidade de seus serviços não fique para trás enquanto sua empresa vai para frente. Se isso acontecer, há grandes chances de você ter que voltar à estaca zero.

Além de investir em treinamentos de qualidade para sua equipe e assim garantir um melhor funcionamento de seus serviços, também é necessário manter sua equipe motivada

É um fator indispensável de crescimento manter seus funcionários determinados em alcançar seus objetivos de metas e vendas, afinal, sem eles sua empresa não vai a lugar nenhum. 

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Portanto, crie um ambiente corporativo agradável e fundamental para isso. Estimule a criatividade e a troca de ideias dentro da empresa, além de formular um plano de carreira e políticas de remuneração justas. 

Ler mais: Gerenciamento de Redes: tudo o que você precisa saber!

Inovação e investimento: dois pilares fundamentais no crescimento em provedores 

Como você já percebeu, o investimento é um pilar fundamental para o crescimento de empresas, qualquer que seja a área de atuação delas. 

É preciso garantir a qualidade de seus serviços, automatizar operações manuais que custam tempo, integrar soluções e ferramentas, realizar planejamento estratégico e muito mais para poder melhorar seu provedor de internet.

Bom, para isso, não há caminho melhor do que o investimento e a inovação.

Esses dois pilares se complementam e podem levar seu ISP ainda mais longe. Portanto, procure atualizar a infraestrutura e as ferramentas de sua empresa com uma certa frequência para garantir que seus clientes estejam recebendo a melhor qualidade do mercado. 

Sendo assim, procure por tecnologias e equipamentos de qualidade e em sua gestão estratégica, decida o que é melhor para sua empresa e vai te levar ainda mais longe. 

Um exemplo disso é o serviço de chatbot para um atendimento automático para seus clientes, o que pode aumentar ainda mais a satisfação em relação ao seu serviço de comunicação, já que muitos clientes detestam falar no telefone. 

Porém, você também pode investir em outras inovações e tecnologias baseadas em fibra óptica como o FTTx, que já estão tornando-se essenciais em provedores de internet.

Ler mais: Como manter a segurança dos equipamentos Switch e OLT?

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Conte com uma consultoria de rede especializada para garantir a qualidade de seus serviços 

Por fim, quando o assunto é garantir a qualidade de seus serviços  em um provedor de internet, sua gestão de redes pode contar com uma consultoria especializada no assunto

Uma consultoria de redes em provedores de internet fornece uma melhora na performance e segurança de seus serviços, contando também com monitoramento e potencialização de sua gestão de rede, que passa a contar com planejamento desde a implementação do serviço. 

Ler mais: Segurança de rede em empresas: conheça a importância, o que diz a LGPD e quais as principais soluções 

Ao contar com um serviço de consultoria de redes, seu provedor de internet vai conseguir alcançar muitos benefícios, como:

  • Aquisição de clientes: por meio do serviço é possível expandir sua infraestrutura e seus clientes sem medo de sobrecarregar sua empresa, além disso, você passa a conseguir mais clientes, visto que a qualidade de sua rede vai aumentar. 
  • Suporte 24/7: na Gerenciatec, ao adquirir nossa consultoria de redes, você passa a contar com suporte técnico nível 2 e 3. Além de um grupo exclusivo para sua equipe de T.I.
  • Eficiência: com o monitoramento de forma inteligente em toda infraestrutura de sua rede, você passa a contar com mais segurança, velocidade e estabilidade de rede.

Com tudo isso não dá para negar, né? Que tal conhecer mais a fundo esse serviço e ver que ele é a solução que sua empresa precisa? Conte com a Consultoria de Rede da Gerenciatec e de a melhor performance que seu provedor de internet merece.

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