Segurança de rede em empresas: conheça a importância, o que diz a LGPD e quais as principais soluções

27 de janeiro de 2022

A segurança de rede é a proteção de sistemas conectados à internet, como hardware, software e dados, contra ataques virtuais. Segurança digital em empresas não é uma escolha, mas sim uma necessidade. 

Uma estratégia de segurança de dados forte pode proteger sua empresa contra ataques projetados para acessar, alterar, excluir ou destruir os dados confidenciais.

Além de que, muitas vezes, esses ataques têm como objetivo extorquir empresas em troca da devolução dos dados. 

Se você ainda está em dúvida sobre os riscos que sua empresa corre, saiba que, em 2021, o Brasil foi o 5º país com mais ataques cibernéticos

Por esses motivos, preparamos esse conteúdo para que você tire suas dúvidas sobre boas práticas de segurança de rede para empresas, o que diz a LGPD sobre segurança de informações e quais as principais soluções que você pode investir.

Boa leitura!

Tudo sobre segurança de rede em empresas | Gerenciatec

Qual a importância de ter boas práticas de segurança de rede para empresas?

Com um crescente número de usuários, dispositivos e programas nas empresas modernas, além do aumento de dados sensíveis e confidenciais, a segurança digital para empresas é cada vez mais crucial. 

Principalmente porque os ataques cibernéticos estão renovando suas técnicas e deixando prejuízos maiores para empresas de todo o mundo. 

Hoje em dia, ter a rede da sua empresa hackeada pode te fazer perder muitos negócios, como é o caso de empresas e instituições  brasileiras. Relembre situações semelhantes que ocorreram em 2021: 

  • O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) sofreu um ataque de ransomware, o que deixou os funcionários sem acesso aos sistemas e sem ligar os computadores. 
  • A Renner teve seu sistema de gerenciamento, seu site e aplicativo sofrendo com consequências do mesmo tipo de ataque. A empresa teve prejuízos por não ter conseguido vender durante essas horas e para conseguir restabelecer o sistema. 
  • O Ministério da Saúde teve sua página e aplicativo do ConecteSUS invadidos por hackers no final de 2021. “Nos contatem caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem deixada pelos hackers nas páginas do Ministério.

    Leia mais: NOC: como gerenciar e montar equipe 24×7 (suporte 24h)

Esses ataques normalmente ocorrem quando os hackers estão interessados em dados e detalhes sobre os clientes, informações comerciais, como dados de cartões de créditos, e em realizar chantagem ao dono da empresa em troca de dinheiro ou algum outro benefício.

Os ataques podem ocorrer na forma de:

  • Phishing;
  • Ransomware;
  • Malware (vírus, cavalos de Troia, spyware);
  • Ataque de negação de serviço (DOS).

Para que sua empresa não seja mais uma na lista de milhares que sofrem com ataques de hackers, é importante ter boas práticas de segurança de rede. Veja o que não pode faltar para isso: 

Análise de vulnerabilidade

Quando uma empresa tem um processo de segurança de rede forte, frequentemente ela realiza análises de vulnerabilidade. Trata-se de análises minuciosas, que têm como o objetivo identificar e classificar qualquer vulnerabilidade a ataques de hackers que sua rede pode ter.

Leia mais: Como montar seu provedor de internet (ISP)

Terceirização de serviços de segurança de dados 

A segurança de dados depende de profissionais altamente qualificados, com diferentes níveis de conhecimento. 

Além disso, como você viu, os hackers estão constantemente atualizando o nível dos ataques. É claro que os profissionais que vão mitigar a possibilidade de ataques também devem se atualizar frequentemente.

Nesse sentido, é muito mais viável para empresa terceirizar esse serviço, uma vez que contratar profissionais especialistas para cada etapa da criação de uma segurança de rede é muito mais caro e difícil. 

Tudo sobre segurança de rede em empresas | Gerenciatec

Mantenha os sistemas atualizados

Você sabia que sistemas atualizados garantem mais segurança para sua infraestrutura? Muitas das possibilidades de invasões podem ser corrigidas com atualizações antes mesmo que se torne um perigo real. 

Os criminosos conhecem as falhas mais comuns nos sistemas das empresas. Portanto, quando a empresa não está preocupada em atualizar seu sistema, se torna alvo fácil. 

Além disso, veja outras dicas para proteger as informações da sua empresa

  • Realizar backup com frequência;
  • Manter-se em conformidade com as leis;
  • Ter política de segurança interna para colaboradores;
  • Usar senhas apropriadas e ferramentas de gerenciamento de senhas e autenticação em dois fatores.

Essas são algumas das principais boas práticas que as empresas devem adotar para intensificar a segurança digital. Agora continue a leitura para saber mais sobre como deve ser a segurança de informações de acordo com a LGPD!

Tudo sobre segurança de rede em empresas | Gerenciatec

Como deve ser a segurança de informações de acordo com a LGPD?

A segurança de dados e a LGPD têm grande relação, por isso, uma das principais dúvidas dos empresários é como garantir a segurança de informações da empresa cumprindo a LGPD.

A LGPD apresenta boas práticas na segurança dos dados para empresas que desejam melhorar a proteção das informações. As principais delas são: 

  • Criação de camadas de segurança;
  • Garantia de prevenção à fraude para certificar a integridade de dados;
  • Criptografia de informações;
  • Melhora no controle de acessos;
  • Aperfeiçoamento de análises e testes.

Mais do que multas que afetam o caixa da sua empresa, não aplicar esses cuidados da LGPD certamente vai abalar sua reputação com os clientes. 

Por isso, é preciso ter muita atenção com a forma como os dados serão gerenciados, bem como o respeito à confidencialidade de cada informação.

Sugerimos sempre às empresas que tenham atenção ao consentimento. O titular deve sempre concordar com o compartilhamento dos dados e cabe à empresa cuidar deles conforme exige a LGPD. 

Leia mais: Segurança para ISPs: práticas de prevenção em redes

A Lei vem para garantir que as empresas confiem menos no “acaso” e trabalhem mais na prevenção para a segurança digital. 

É preciso elaborar normas de gerenciamento dos dados pessoais e, principalmente, confiar em uma consultoria de segurança de rede especializada, que trabalhe com transparência e produtividade segundo os critérios da LGPD.

Quais as principais soluções para fortalecer a segurança digital em empresas?

Como você já sabe, proteger sua empresa contra ataques cibernéticos pode salvar sua reputação, seu dinheiro e te ajudar a manter-se em conformidade com a lei. Pensando nisso, preparamos para você uma listagem com as principais soluções de segurança de rede

Firewall

Um firewall é um dispositivo de segurança de rede que monitora o tráfego de entrada e saída. Ele atua permitindo ou bloqueando tráfego com base em um conjunto de regras de segurança pré-estabelecidas. 

Toda e qualquer empresa precisa do firewall, independente do porte, porque essa é a primeira camada de defesa da segurança de rede.

Anti DDoS 

Os ataques DDoS  (Distributed Denial of Service)  surgiram em 2020 e deixam muitas empresas indefesas contra criminosos cibernéticos. Esses ataques estão cada vez mais complexos para mitigar. 

É comum que eles deixem os servidores inativos, reduzindo drasticamente a produtividade da empresa. A cada hora de trabalho perdida, os prejuízos aumentam. 

Com um anti DDoS profissional, sua empresa consegue realizar a mitigação dos ataques DDos com um bom custo-benefício, uma vez que não precisa de equipamentos caros e treinamento de especialistas.

Leia mais: 4 estágios para mitigação de ataques DDoS a um servidor 

Armazenamento em nuvem

Com essa alternativa, além de você manter backups em dispositivos de armazenamento físico, como HDs externos, pendrives e afins, também pode mantê-los em nuvem. 

Usar apenas arquivos físicos pode ser bem arriscado. Com o armazenamento em nuvem, você garante uma segurança extra contra perda e dano de dados importantes, reduz custos operacionais com servidores externos e consegue acessar informações importantes de qualquer lugar.

Já que você chegou até aqui, vamos te oferecer uma dica bônus: conte com a ajuda de uma consultoria de segurança de dados para empresas. Veja o porquê a seguir: 

Tudo sobre segurança de rede em empresas | Gerenciatec

Quais as vantagens de consultoria de segurança digital em empresas?

Como você viu, todos os dias sua empresa corre o risco de sofrer ataques cibernéticos. Independente do tamanho, desde empresas de pequeno, médio e grande porte e até mesmo sites de instituições governamentais enfrentam esse medo. 

A única maneira de manter a segurança de rede das empresas é ficar sempre à frente dos hackers. Para cada nova tecnologia que você implementar em sua empresa, novas políticas de segurança também precisam ser implementadas.

Entretanto, esta tarefa de implementação não é tão simples. É preciso contar com uma equipe de consultoria de segurança cibernética, que garanta que seus serviços e estratégias são projetados para a necessidade exata da sua empresa. 

Veja as principais vantagens: 

  • Profissionais que sabem tudo que precisa ser feito. Com uma consultoria, você terá ajuda de especialistas que se mantém sempre atualizados nesse setor, desde novas ameaças e técnicas de correção até novas soluções de segurança. 
  • Investimentos maximizados em segurança. Com a consultoria, você consegue construir um roteiro de segurança maduro, que define o retorno sobre o investimento.
  • Equipe parceira, que atua como uma extensão da sua equipe de segurança interna. A consultoria atua tanto na estruturação da segurança de rede, quanto na remediação e detecção de ataques.
  • Atuação de acordo com a LGPD. A consultoria de segurança de redes ajudará a melhorar a infraestrutura da rede de segurança em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Com todo esse panorama sobre a importância da segurança de rede para empresas, temos certeza de que sua empresa desenvolverá mais maturidade na área de segurança e desejará manter a reputação, lucros e dados de clientes seguros. 

Você quer conhecer mais sobre como podemos planejar, executar e fornecer suporte técnico à infraestrutura de rede da sua empresa desde a fase inicial do seu projeto, até sua implantação e documentação? Conheça-nos:

Tudo sobre segurança de rede em empresas | Gerenciatec

Leia também

Últimos posts
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp