Backup empresarial: garanta a segurança de dados em sua empresa

7 de julho de 2022

O backup empresarial é fundamental para proteger os dados da empresa independente do tamanho dela. Seja qual for a sua estratégia de segurança atual, armazenar seus dados de forma segura pode auxiliar na prevenção de ataques ou perdas.

Embora o backup tenha um papel indispensável para a segurança da informação nos mais diversos negócios, nem todos sabem como escolher ferramentas eficientes para proteção dos dados empresariais. 

Já ficou com receio de perder elementos valiosos para sua empresa?

Os backups são rotineiros na grande maioria das empresas, devido a sua capacidade de assegurar dados importantes referentes aos investimentos, colaboradores, entre outras informações.

Por isso, é importante reconhecer a importância desse assunto para os negócios e entender como otimizar o armazenamento de informações para garantir o desenvolvimento seguro da sua empresa.

Quer entender mais sobre backup de segurança? Continue a leitura!

cta

O que é backup?

Já imaginou perder todos os registros financeiros, dados de clientes, lançamentos de estoque e informações essenciais para o funcionamento do seu negócio?

Essa situação com certeza causaria muitos problemas, mas com os backups é possível criar cópias de segurança para recuperar dados e restaurar informações. Além disso, você consegue se prevenir de ataques cibernéticos e acidentes operacionais.

De acordo com um levantamento realizado pela Accenture, o Brasil está entre os cinco países mais afetados por ataques virtuais, principalmente por hackers de ransomware, que sequestram informações das empresas.

Leia também: 4 estágios para mitigação de ataques DDoS a um servidor

Dessa forma, é recomendado o uso da automação de backups ou que sejam realizados de forma manual e recorrente, tanto em computadores pessoais quanto em ambientes profissionais.

Os backups podem ser realizados com outros dispositivos, como HDs externos, nuvem ou pendrives.

Vamos entender qual é a importância desse recurso para as empresas e quais as vantagens de utilizar um backup empresarial.

BACKUP

Qual a importância do backup para as empresas?

O backup empresarial promove proteção contra a perda de dados e essa importância pode ser ainda maior quando relacionada ao valor que essas informações podem ter. 

Dessa forma, os backups possuem alta relevância para as empresas que trabalham com dados bancários e pessoais dos clientes. 

Leia também: Como manter a segurança dos equipamentos Switch e OLT? | Gerenciatec

Embora a realização de cópias de segurança seja uma tarefa geralmente comum e simples, há estratégias de centralização de backups que permitem controlá-los do mesmo ambiente, promovendo agilidade e otimização de tempo.

É importante considerar as atualizações na legislação, como a LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados — e os casos crescentes de ataques virtuais. Assim, utilizar recursos com criptografia ou blockchain podem ser soluções interessantes para se considerar.

Backup empresarial para mais segurança de dados | Gerenciatec

Quais são as vantagens de um backup empresarial?

É importante considerar as necessidades do negócio e o que precisa ser melhorado antes de investir em uma ferramenta de backup empresarial

Afinal, esse recurso é indispensável nas mais diversas organizações, mas é essencial que acompanhe o desenvolvimento do negócio.

Leia também: Gestão de TI em empresas: benefícios e por que investir | Gerenciatec

Vamos entender quais são os principais benefícios que um backup de segurança pode levar para a sua empresa.

Backup empresarial para mais segurança de dados | Gerenciatec

Restauração de dados

Ter um backup empresarial permite que a empresa tenha tranquilidade sobre seus dados e informações. Dessa forma, mesmo que acidentes ou ataques virtuais ocorram, você tem a certeza de que seus documentos estão seguros e acessíveis.

Segurança

O backup de dados permite que a empresa acesse conteúdos de forma segura e proteja as informações importantes para o funcionamento dos diferentes setores da organização.

Leia também: Infraestrutura de TI: como reduzir custos e melhorar o desempenho

Mobilidade

A possibilidade de acessar documentos em dispositivos diferentes dos quais eles foram criados, permite facilidade e maior eficiência nos processos da empresa. Dessa maneira, é possível compartilhar informações com setores variados de forma rápida e produtiva.

Custo-benefício

Por fim, quando pensamos no valor das informações que os backups ajudam a proteger fica fácil entender porque esse recurso é tão importante para a segurança de dados nas empresas.

Além de altos prejuízos financeiros relacionados às informações vazadas, os negócios que passam por ataques e acidentes podem perder clientes e demorar meses para recuperar seus investimentos.

Vamos conferir como tornar o processo de backup mais eficiente e aumentar a proteção de dados.

Como automatizar os processos de backup e garantir mais segurança?

Realizar o backup de forma manual, assim como outras atividades, pode oferecer mais risco e está sujeito a falhas humanas. Além de tomar mais tempo e reduzir a produtividade das operações.

Logo, as melhores formas de garantir a automatização dos backups, para que ocorram de forma recorrente, é encontrar ferramentas ou softwares compatíveis com as necessidades da sua empresa.

Leia também: Segurança de rede em empresas: conheça a importância, o que diz a LGPD e quais as principais soluções

Por meio desses recursos você promove mais transparência, agilidade e segurança, pois além de realizar cópias de documentos importantes, são criptografadas para conferir maior proteção.

Com que frequência o backup para empresas deve ser feito?

A periodicidade com que o backup de segurança deve ser feito é relativa, pois depende do volume de dados e da importância deles para a empresa, colaboradores e clientes.

Leia mais: Passo a passo para fazer backup em nuvem: importância, implementação e monitoramento

Por exemplo, em uma empresa que emite dezenas de notas fiscais diariamente, o backup deve ser realizado de forma diária. Assim, caso haja perda das informações, a organização evita gastar muito tempo emitindo novamente esses documentos.

Backup empresarial para mais segurança de dados | Gerenciatec

Quais são os tipos de backup disponíveis?

Para escolher o tipo de backup ideal para o seu negócio é fundamental entender sobre eles e quais resultados podem implementar. Além disso, a melhor alternativa é procurar por soluções especializadas, que façam sentido para a sua empresa.

Entre os tipos de backups de segurança que você pode escolher, estão:

  • Incremental: atualização são incluídas nas últimas versões de um arquivo, ocupam pouco espaço e atuam apenas na inserção de novos dados no documento. Recomendado para empresas com grande volume de dados.
  • Diferencial: cria novos arquivos com os dados mais recentes, conta com recuperação simples, pode mostrar o modelo completo e o diferencial, quando necessário. Ideal para pequenas e médias empresas.
  • Completo: faz uma cópia de todos os arquivos, têm menos probabilidade de erro, armazena os documentos em menor quantidade e não divide em diferentes locais. Precisa de grande capacidade de armazenamento e leva mais tempo.

Leia também: Gerenciamento de Redes: tudo o que você precisa saber! | Gerenciatec

Assim, fica clara a importância de contar com o recurso ideal para proteger os dados valiosos da sua empresa, minimizar os prejuízos e possíveis complicações legais.

Backup empresarial para mais segurança de dados | Gerenciatec

Por que utilizar o backup em nuvem e onde armazenar?

Após conferir quais são os tipos de backups empresariais, é importante entender onde armazenar esses documentos e porque a nuvem precisa ser uma alternativa para a segurança dos dados em seu negócio.

Os backups podem ser realizados em servidores, HDs externos e serviços de armazenamento em nuvem. Porém, é preciso destacar que as duas primeiras opções precisam de um espaço físico na empresa.

Por outro lado, a nuvem pode ser um serviço contratado, que guarda os documentos de forma virtual. Para entender qual das alternativas é a melhor para o seu negócio, é fundamental entender as necessidades específicas da sua empresa.

Digamos que a alternativa que mais se encaixa no que a sua organização precisa é o backup em nuvem. Dessa forma, você precisa contratar um serviço de monitoramento do backup em nuvem para se certificar de que seus dados estão seguros e acompanhá-los diariamente.

O monitoramento promove mais confiança e transparência no armazenamento dos dados, pois permite a realização contínua de testes e validações. Assim, evita-se que haja exclusão acidental dos arquivos, problemas técnicos e ataques virtuais.

A Gerenciatec pode ser sua aliada na proteção de dados importantes para a sua empresa. Com serviços para potencializar a segurança e agilidade, não há limites para o quanto a sua empresa pode se desenvolver.

Saiba tudo que a Gerenciatec pode fazer pelo seu negócio:

cta

Leia também

Últimos posts
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp