Passo a passo para fazer backup em nuvem: importância, implementação e monitoramento

25 de abril de 2022

A principal preocupação das empresas de tecnologia é manter dados seguros, seja de clientes ou da própria empresa. Porém, também é necessário se precaver de situações que podem ocasionar a perda dessas informações. Assim, nada melhor do que o backup em nuvem para resolver esse problema.

Ao não ter um plano de backup em sua empresa, ela corre o risco de perder seus dados, o que pode levar a interrupções momentâneas das atividades ou até mesmo a grandes prejuízos financeiros. 

Portanto,  para garantir a segurança de dados é necessário uma boa estratégia de backup. Mas será que apenas isso é o suficiente? 

Ao contrário do que se pensa, algumas ações e práticas são necessárias na rotina de sua empresa para obter resultados positivos com o backup em nuvem. Quer saber mais sobre isso? 

Continue a leitura! 

O que é backup em nuvem?

Conhecido também como cloud backup, o backup em nuvem é uma cópia de segurança de dados, documentos e demais arquivos para um servidor remoto alocado na nuvem, ou seja, online

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Sendo assim, as empresas que optam por fazer backup em nuvem o fazem não apenas pela segurança, mas também para que os arquivos e dados estejam disponíveis rapidamente em casos de indisponibilidade de sistema, falhas, entre outras situações. 

Dessa maneira, o backup em nuvem nas empresas funciona por meio de uma cópia e do armazenamento dos arquivos nesse servidor “online”, podendo fazer o armazenamento de uma parte ou de todos os arquivos da empresa. 

Isso torna o armazenamento em nuvem muito mais seguro e eficaz do que em servidores físicos, como HD externo, por exemplo, já que mesmo em caso de problemas, roubos ou incêndios, os dados sempre estarão disponíveis. 

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Para que você possa aplicar o cloud backup em sua empresa, é preciso compreender como esse processo deve ser feito e quais são as principais vantagens que ele apresenta.

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Qual a importância do backup em nuvem?

Para a grande maioria das empresas que lidam não somente com seus dados mas com os de clientes também — que precisam de extrema segurança, como define a LGPD — um pequeno problema ou vazamento desses arquivos pode gerar consequências enormes.

Portanto, manter os dados dos clientes seguros e a salvo é essencial para estar em conformidade com a lei

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Além disso, de acordo com a própria Lei Geral de Proteção de Dados, os titulares dos dados pessoais podem solicitar a qualquer momento o acesso a suas informações. 

Dessa maneira, o cliente também tem total liberdade e direito para solicitar alterações, correções, bloqueio, exclusão, transferência, entre outras ações que digam respeito ao armazenamento de seus dados. 

Sendo assim, perder completamente esse tipo de informações pode levar a problemas sérios caso o cliente venha a solicitar seus dados posteriormente. 

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Por conta disso, é necessário armazenar os dados de maneira mais segura possível, sendo imprescindível optar pelo backup em nuvem, já que os benefícios apresentados por esse tipo de backup são variados, como: 

Facilidade de acesso

O acesso às informações é facilitado, principalmente pois passa a ser feito de forma remota e online, não precisando estar no mesmo lugar que o “backup físico”, por exemplo.

Sendo assim, o backup em nuvem se mostra muito mais ágil do que outros meios como HDs externos, pen drives, fitas e centros de processamento de dados, visto que pelo armazenamento ser online, o cloud backup pode ser acessado de qualquer hora e em qualquer lugar, desde que você tenha acesso à internet.

Homem no computador

Menor investimento

Enquanto com os backups físicos é necessário gastar mais com infraestrutura, sistemas, equipamentos e no caso de grandes empresas, uma sala de data center — o que com toda certeza aumenta os gastos — o backup em nuvem não necessita de nenhuma estrutura física dentro da empresa para seu funcionamento, portanto, os gastos acabam sendo muito menores.

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Maior segurança

Além de estarem mais seguras de roubos e outros problemas, seus dados e arquivos são criptografados pelo backup em nuvem. Ou seja, essas informações serão codificadas e apenas algumas pessoas terão acesso a elas. 

Outro ponto que garante uma segurança mais eficiente, é que como os dados não estão exclusivamente em nenhum servidor externo, não existe quase nenhuma intervenção humana.

Sendo assim, na nuvem suas informações estão salvas de roubos, falhas técnicas, perdas, vírus, hackers e muitos outros problemas

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Como implementar o backup em nuvem em sua empresa ou provedor de internet? 

Dentre os principais passos para ter um backup em nuvem eficiente, você deve: 

Verificar quanto de espaço será necessário

O primeiro passo para implementar o backup na nuvem em sua empresa é saber quanto de espaço será necessário para armazenar todos os dados e arquivos que ela possui no momento. 

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Além disso, também é preciso pensar no fator de crescimento, ou seja, quanto o armazenamento de dados cresce na sua empresa em um determinado período de tempo. 

Dessa maneira, você poderá avaliar os planos de backup em nuvem disponíveis com base na quantidade de armazenamento que eles oferecem. 

Escolher a solução de backup na nuvem

Após saber a quantidade de espaço necessária, você pode escolher entre as melhores opções de mercado de acordo com as necessidades de sua empresa. 

Entre os principais e mais utilizados serviços de armazenamento em nuvem do mercado podemos citar: 

Automatizar o cloud backup

Para que seu backup na nuvem aconteça de forma periódica e com certa frequência, você pode programar a ferramenta escolhida para que o processo de cópia de dados e arquivos ocorra de maneira automática

Assim, você não precisa de interferência humana e o processo ocorre sozinho nos dias e horários programados, dando ainda mais produtividade para sua equipe focar em outras coisas mais importantes. 

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Além do risco de ocorrer erros durante um processo de backup manual, a pessoa responsável pela atividade pode esquecer ou não ter tempo para realizá-lo, o que pode comprometer arquivos recentes caso ocorra uma perda de dados. 

Padronizar o gerenciamento de arquivos

Não contar com uma padronização na hora de gerenciar esses arquivos também pode ser um baita problema. 

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A Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABGD) realizou uma pesquisa que mostra que um dos principais problemas do gerenciamento de dados está em encontrar arquivos importantes

Além disso, foi constatado que grandes corporações perdem cerca de 1 documento a cada 12 segundos e os funcionários costumam perder até 2 horas de tempo procurando arquivos extraviados

Sendo assim, isso é culpa da falta de padronização nos arquivos, que costumam ser guardados com nomes diferentes em pastas variadas, o que pode gerar muita confusão. 

Isso tudo coloca sua empresa em risco judicialmente, além de promover uma cultura de tráfego de informações não monitoradas que comprometem arquivos essenciais em pouco tempo. 

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Portanto, padronizar o arquivamento de seus dados vai ajudar muito sua empresa a não perder mais documentos e nem tempo procurando arquivos

Como realizar o monitoramento de backup em nuvem em seu ISP?

Bom, como você já sabe, o serviço de backup em nuvem é muito eficiente, porém, para garantir ainda mais a segurança e a integridade dos dados de seus clientes, existem algumas ações que podem ser realizadas em sua empresa.

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A principal ação com toda certeza é o monitoramento do backup em nuvem, que serve como um auxílio para o cloud backup

É por meio de um monitoramento que você garante que seus arquivos estão mesmo seguros e não foram corrompidos, já que é uma ação a ser aplicada rotineiramente para averiguar essas informações. 

Dessa maneira, são utilizados testes contínuos, validações, documentos do que está sendo salvo e outras medidas para recuperar os arquivos caso de problemas e para evitar outros, como:

  • Exclusão acidental de arquivos
  • Problemas técnicos
  • Panes em equipamentos
  • Ataques mal intencionados responsáveis por bloquear e violar os dados 

Ler mais: Como ter proteção e evitar ataques DDoS em seu ISP? 

Bom, para que você possa tornar esse processo mais eficiente com total profissionalismo, que tal deixar nas mãos de quem entende do assunto?

A Gerenciatec realiza esse e muitos outros serviços que vão potencializar ainda mais sua empresa e dar uma segurança de alto nível para ela, confira:   

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