Link dedicado ou banda larga? As principais diferenças e qual é a melhor escolha para você

23 de junho de 2022

Quando se é um provedor de internet, manter um bom serviço de conexão em seus pacotes de serviço de internet é fundamental. Dito isso, muitos ISPs ficam em dúvida em qual serviço é o melhor e vale mais a pena oferecer: banda larga ou link dedicado?

O serviço de banda larga, por exemplo, é muito mais comum para usuários domésticos. Porém, o link dedicado costuma ser um serviço oferecido por data centers e operadoras de telefonia e costuma apresentar uma velocidade mais estável.

Mas, para poder escolher qual a melhor opção a ser oferecida em seu provedor de internet é necessário conhecer mais a fundo como esses serviços funcionam, quais suas diferenças e as vantagens e desvantagens apresentadas por cada um.

Para te ajudar,abordamos ao longo deste blog todos esses tópicos. Aproveite sua leitura.

O que é o link dedicado e como funciona?
O que é a banda larga e como funciona?
As principais diferenças entre link dedicado e banda larga
Vantagens e desvantagens do link dedicado e da banda larga 
Qual a melhor opção? 

cta

O que é o link dedicado e como funciona?

Contendo certas vantagens que podem ser personalizadas para seus clientes, o link dedicado foi idealizado para os setores corporativos. Dito isso, o produto é composto por um link, que é utilizado pelo assinante para a transmissão de dados. 

Ler mais: Tudo sobre IPv6: o que é, como implementar em uma rede ISP e seus benefícios

Como você já sabe, o link dedicado costuma ser oferecido por operadoras de telefonia, data centers e provedores que tem por obrigação entregar a velocidade contratada em simetria, ou seja, a mesma velocidade de download e upload. 

Link dedicado ou banda larga? O que oferecer em seu provedor? | Gerenciatec

Sendo assim, é possível entender que essa é uma das melhores formas de se evitar problemas de conexão. 

Portanto, fica mais fácil manter a velocidade e o desempenho, que tendem a ser garantidos com o uso de contratos baseados em SLAs, ou Acordos de Nível de Serviço

Outra vantagem que o link dedicado garante é a disponibilidade de recursos IPv4 e IPv6 dedicados, o que é necessário para disponibilizar os serviços da empresa para a internet. 

Ler mais: Tudo sobre IPv6: o que é, como implementar em uma rede ISP e seus benefícios » Gerenciatec 

Assim, o link dedicado também garante a possibilidade de anúncio do ASN (Autonomous System Number) para a internet e, com isso, disponibiliza para a internet os próprios endereços IPs.

Ler mais: Análise de Vulnerabilidade e Pentest: principais diferenças

O que é a banda larga e como funciona?

Já a banda larga pode ser descrita como uma evolução da internet discada, podendo ser definida como a conexão à internet com velocidade igual ou superior  a 128kbps e sem parar, dispensando a utilização de linhas telefônicas.

Link dedicado ou banda larga? O que oferecer em seu provedor? | Gerenciatec

Além disso, é definida como um modelo de internet em que a velocidade de envio e recebimento de informações é alta, com acesso livre e ilimitado e que vem em diferentes tipos de conexão, sendo eles:

  • DSL (Digital Subscriber Line): já foi o método mais utilizado nas conexões por meio da via ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) em conjunto com uma linha telefônica. Aqui, a velocidade de download costumava ser muito maior do que a de upload, sendo perfeita para ambientes domésticos. 
  • Cabo: feita pelo cabeamento da TV e oferecida pelas empresas de TV por assinatura, é uma das conexões mais utilizadas em ambientes domésticos, principalmente por não ter assimetria nas velocidades de download e upload.
  • Rádio: esse tipo de conexão é caracterizado pela sua alta capacidade de alcançar altas velocidades, porém, para que isso seja uma realidade, nada pode estar interferindo no sinal, sendo ideal para lugares que não tenha disponibilidade de sinal de cabo ou telefone.
  • Wi-Fi: uma alternativa wireless (sem fio) para conexões banda larga. Sendo assim o sinal recebido pelo modem é espalhado pelo mesmo equipamento com frequências entre 2,4 GHz e 5 GHz, com um raio limitado de alguns metros. 
  • Satélite: assemelha-se a banda larga via rádio ou 4g, tendo uma antena que fornece o sinal em um determinado raio. Porém, o sinal é distribuído via satélite, o que torna seu alcance ilimitado.  

Ler mais: Como manter a segurança dos equipamentos Switch e OLT?

As principais diferenças entre link dedicado e banda larga 

Todas essas tecnologias são muito parecidas no ponto de vista do usuário, já que fornecem acesso de alta velocidade de transferência de dados. Porém, é na garantia de velocidade de conexão que está a grande diferença entre o link dedicado e a banda larga.

Sendo assim, a conexão de link dedicado é muito maior do que aquelas oferecidas por meio da banda larga. Além disso, os servidores de links dedicados possuem uma estabilidade muito maior também do que a banda larga, além de garantir a velocidade por meio de contratos. 

Link dedicado ou banda larga? O que oferecer em seu provedor? | Gerenciatec

Portanto, com uma internet de link dedicado seu cliente possui uma estrutura exclusiva, com uma tecnologia de sinalização. Dessa maneira, a velocidade de upload e download se mantém iguais, tornando a conexão mais segura e confiável. 

Ler mais: Dê mais segurança para seu provedor de internet (ISP) com as principais práticas para prevenção de ataques em redes 

Outra diferença entre ambas,segundo o Diretor Comercial da TMC Telecomunicações, Márcio Mattos, o link dedicado oferece a garantia de 100% da banda contratada para upload e download. Enquanto isso, a banda larga garante apenas 10% do contratado. 

Portanto, nas palavras de Márcio Matto:

“Quando você contrata uma banda larga de 10 mb, você na verdade está contratando o equivalente a 1 mb garantido”.

Essa garantia de 10% ocorre pois na banda larga acontece algo chamado compartilhamento da conexão, oferecida pela companhia telefônica, o que tende, em banda largas de ADSL, a diminuir a velocidade de conexão conforme mais longe está o modem instalado da central telefônica. 

Além disso, como se trata de um ponto de empresas de telecomunicações que é disponibilizado para vários usuários, o sinal sofre ainda mais oscilações quando muitas pessoas estão conectadas ao mesmo tempo. 

Ler mais: Como ter proteção e evitar ataques DDoS em seu ISP

Portanto, é muito comum encontrar diversas reclamações a respeito dos serviços de banda larga oferecidos por provedores de internet, que possuem grande dificuldade de manter a estabilidade de conexão e velocidade. 

Vantagens e desvantagens do link dedicado e da banda larga

Como você já sabe, a estabilidade e a velocidade de um link dedicado são muito superiores a uma banda larga. Além disso, o link dedicado também possui outras vantagens, como a velocidade de conexão não varia de acordo com o número de usuários conectados.

Ademais, o link dedicado também permite a criação de servidores internos e serviços específicos de criptografia.

Link dedicado ou banda larga? O que oferecer em seu provedor? | Gerenciatec

Porém, o serviço de banda larga apresenta um valor muito mais baixo do que o link dedicado, além disso , a instalação e o período para contratação do link dedicado são muito maiores. 

Justamente por conta dessas desvantagens, o link dedicado só é oferecido para pessoas jurídicas

Qual a melhor opção? 

Bom, se você é um provedor de internet e quer escolher um serviço para oferecer aos seus clientes, sua escolha vai depender muito das necessidades apresentadas por eles.

No geral, como a banda larga funciona com o acesso para múltiplos usuários, que podem realizar diversos uploads e downloads ao mesmo tempo, ela é muito mais indicada para provedores que tem seu público em áreas “domésticas”, por assim dizer.

Já o link dedicado é mais direcionado para setores corporativos, em que a instabilidade de rede não pode ocorrer, pois assim todos os processos da empresa podem ser colocados em risco. 

Além disso, é preciso pensar se seus possíveis clientes na região que seu provedor de internet atua possuem condições econômicas de bancar um link dedicado, o que pode ser considerado caro por muitas pessoas. 

Sendo assim, é essencial contar com uma consultoria especializada em ambos os casos, para que você faça a escolha certa e, independente de escolher entre link dedicado e banda larga, garanta toda a velocidade que seus clientes merecem.

Portanto, conte com a consultoria de rede da Gerenciatec, e entenda o que é realmente a satisfação do cliente:

cta

Leia também