Gestão de TI em empresas:  saiba os benefícios e por que você deve investir

6 de abril de 2022

Desde o surgimento da transformação digital, a gestão de TI em empresas vem ganhando destaque por impactar de maneira positiva vários aspectos em negócios, seja na produção, na saúde financeira, entre outros. 

Dito isso, a Tecnologia da Informação transforma as empresas, organizando e facilitando o dia a dia dos colaboradores. Além disso, possibilita novas formas de fazer negócio e abre portas para aumentar a lucratividade das empresas.

Porém, mesmo a enorme lista de benefícios não acabando por aí, muitas empresas ainda possuem uma certa dificuldade de aderir a transformação digital, seja por falta de confiança ou de conhecimento sobre como fazer.

Dessa maneira, resolvemos apresentar ao longo deste artigo, como a gestão de TI em empresas funciona e quais são seus principais benefícios que farão sua empresa decolar e se destacar cada vez mais no mercado. 

Aproveite a leitura!

O que é a gestão de TI em empresas e qual sua importância? 

Muitas empresas que costumam investir em Tecnologia da Informação sem uma gestão de TI tornam-se reféns dos equipamentos. Dessa maneira, acabam comprando equipamentos sem qualidade, defeituosos e muitos outros problemas que podem atrasar o andamento de seu negócio e aumentar seus gastos.

Gestão de TI em empresas: benefícios e por que investir | Gerenciatec

Isso acontece, em grande parte, pois a maioria das empresas vê a Tecnologia apenas por meio de um aspecto técnico, onde ferramentas são utilizadas para fazer o negócio funcionar. 

Sendo assim, mais do que contar com equipamentos e computadores de alta tecnologia, a Tecnologia da Informação requer planejamento. 

É aí que surge a gestão de TI, um método de gerenciamento em que tudo que é tecnológico em sua empresa, como hardwares, softwares, computadores, redes, entre outros, são utilizados em benefício de sua empresa e de acordo com as necessidades dela. 

Leia mais: Gerenciamento de Redes: tudo o que você precisa saber!

Dito isso, a gestão de TI é responsável por diferentes funções técnicas, como:

  • Suporte
  • Desempenho de sistemas de segurança
  • Monitoramento de redes
  • E muito mais

Além disso, a gestão de TI em empresas também apoia os demais setores, como no administrativo, em que fornece dados para melhorar o gerenciamento de pessoas, organização, controle financeiro, etc. Dessa forma, o principal objetivo da gestão da Tecnologia da Informação é:

Dar mais valor às empresas por meio da tecnologia e de seu uso, melhorando processos internos, garantindo a funcionalidade de seus recursos tecnológicos e buscando por outras soluções tecnológicas que tornem seus processos mais produtivos, baratos, simples e rentáveis.

Sendo assim, contar com uma gestão de TI em empresas é essencial para ter sucesso, não somente no futuro, mas principalmente nos dias de hoje, já que isso destaca seu negócio no mercado e pode ser adotada mesmo em pequenas e médias empresas, já que existe a possibilidade de terceirizar esse serviço, levando ainda mais resultados com profissionais. 

CTA

Benefícios de investir em uma gestão de TI em empresas 

Abaixo, você acompanha os principais benefícios de contar com uma gestão de Ti em sua empresa:

Ter mais controle e otimização de recursos

Contando com um monitoramento eficiente e estável, a empresa consegue ter um maior controle em sua infraestrutura tecnológica. Dessa maneira, é possível prever possíveis falhas e problemas de maneira preventiva, além de resolvê-los com mais agilidade.

pessoas no computador

Outro ponto importante é que agora a empresa passa a ter uma noção completa do que se tem de software e hardware. Sendo assim, a gestão de TI identifica a fraca utilização ou a carência de recursos dentro de todos os seus setores.

Leia mais: Como otimizar sua infraestrutura de TI e reduzir custos 

Com isso, é possível criar ambientes mais propícios às atividades que ocorrem na empresa. 

Além disso, os administradores da empresa têm acesso a relatórios mais específicos e detalhados das operações com Tecnologia da Informação, como:

  • Tipos de problemas
  • Quantidade de chamadas
  • Gasto financeiro
  • Tempo de resposta
  • Solução
  • Entre outros  

Aumentar a produtividade com gestão de TI

Ao reduzir a ocorrência de problemas em sua empresa e ter sistemas operando com maior estabilidade e potência, os colaboradores passam a trabalhar com mais facilidade e de maneira mais rápida. Dessa maneira, eles trabalham com mais tranquilidade e diminuem a ocorrência de erros na empresa.

Gestão de TI em empresas: benefícios e por que investir | Gerenciatec

Outro ponto é que, agora, com seus profissionais de TI recebendo menos chamadas de suporte, eles podem aplicar mais de seu tempo em aperfeiçoamento e pesquisa e buscar por melhores soluções para os problemas da empresa. 

“>Reduzir custos em sua empresa

Por meio de uma gestão de TI é possível perceber uma redução de gastos em diversos setores da empresa. Por meio de uma análise específica e detalhada de seus recursos, é possível distinguir melhor entre aquilo que é necessário ou não, além de serem redimensionados para que a empresa use-os da melhor maneira. 

Gestão de TI em empresas: benefícios e por que investir | Gerenciatec

Além disso, por meio da gestão de TI em empresas é possível ter um maior conhecimento de patrimônio e das atividades de TI, permitindo assim direcionar melhor seus investimentos. 

Por fim, não podemos esquecer dos gastos evitados com equipamentos estragados, falhas de rede, entre muitos outros problemas que a Gestão de TI ajuda a prevenir. 

Investir em gestão de TI em empresas dá mais segurança de dados 

A segurança de dados deve ser a principal prioridade em uma empresa, mas principalmente em provedoras de internet, seja contra ameaças internas e externas. 

Leia mais: Tudo sobre segurança de rede em empresas

Os dados são os bens mais importantes de uma empresa e, para defendê-los de ataques e dar maior segurança a eles, a Gestão de TI utiliza ferramentas e métodos de controle de acesso, criptografia, configuração de redes, monitoramento, entre outros, dando a certeza que seus dados só serão acessadas por aqueles com autorização.

Outro recurso que a gestão de TI utiliza para preservar seus dados é o backup que é atualizado de maneira constante. Além disso, utilizam sistemas em nuvem, já que possuem recursos necessários para um backup eficiente, reduzem custos e facilitam a restauração em casos de acidentes.

Aumentar a satisfação de clientes 

Melhorando seus processos internos e tendo mais dados em suas mãos, consequentemente seus clientes se sentem mais satisfeitos com seus serviços, visto que a probabilidade de erros acontecerem é menor. 

Além disso, o atendimento ao cliente também melhora, visto que o suporte é mais bem direcionado e preciso em suas ações de soluções. O que resulta em clientes fidelizados e satisfeitos.

Entre outros pontos que a gestão de TI ajuda a melhorar nesse quesito estão:

  • Melhorar o conhecimento do perfil de consumo 
  • Otimizar pontos estratégicos e de entrega de produtos
  •  Aumentar a confiabilidade e reputação de sua empresa
  • Automatizar processos que aceleram o atendimento ao cliente

Faça uma gestão de TI em empresas eficiente 

Como você acompanhou até aqui, é de grande importância ter em sua empresa uma gestão de TI eficiente, mesmo em pequenas e médias empresas. Mas, para essas empresas o custo de instalar uma gestão de TI em sua empresa pode ser bastante elevado.

Por conta disso, terceirizar uma empresa especialista em gestão de TI é muito mais barato e você ainda aumenta a garantia de sucesso em seu negócio.

Com sua gestão de TI terceirizada, você não precisa se preocupar em correr atrás disso e outras partes burocráticas como contratar funcionários. Portanto, fica mais fácil reduzir custos e ainda assim, você otimiza sua empresa em níveis surpreendentes.

Com a Gerenciatec, você conta com uma gestão de TI especializada e não precisa se preocupar com esse problema, garantindo bons resultados em sua empresa de maneira rápida, eficiente e muito mais barata do que contar com uma gestão de TI interna. 

Além disso, o serviço de consultoria de rede da Gerenciatec vai gerenciar a rede de sua ISP ,empresa ou provedor de internet, dando mais performance, monitoramento e segurança para sua rede, veja só: 

CTA

Leia também