Infraestrutura de TI: como reduzir custos e melhorar o desempenho 

8 de março de 2022

Dentro de ISPs e outras empresas, a infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) costuma ser um investimento de custo alto que pode sobrecarregar a gestão financeira. Por conta disso, também fica cada vez mais difícil reduzir custos e melhorar o desempenho da companhia. 

Porém, mesmo sendo de alto custo, a infraestrutura de rede precisa estar presente nos provedores de internet, principalmente pelo grande volume de dados e para garantir um bom funcionamento das operações internas, oferecendo uma entrega mais rápida e eficiente para o cliente. 

Por conta disso, muitas empresas acabam não sabendo que o investimento feito em otimização de infraestrutura de TI leva uma enorme economia e grandes resultados a médio e longo prazo

Portanto, investir nessa otimização é algo estratégico, seja pela melhoria da qualidade dos serviços oferecidos ou até mesmo do ponto de vista econômico.

Dessa maneira, neste artigo vamos explicar como otimizar a infraestrutura de TI e garantir um melhor desenvolvimento das operações ao mesmo tempo em que reduz custos. Acompanhe!

Qual é a importância de uma Infraestrutura de TI otimizada?

Como você já sabe, a otimização de uma infraestrutura de TI é de grande necessidade em ISPs, principalmente para entregar qualidade no serviço oferecido, mas também para reduzir custos. 

Leia mais: Gerenciamento de Redes: tudo o que você precisa saber!

Otimizar sua infraestrutura de rede vai levar os seguintes benefícios para sua empresa:

  • Maior controle das operações
  • Menor quantidade de gastos
  • Menor incidência de erros

É perceptível que uma boa infraestrutura de TI é fundamental para que a empresa mantenha-se produtiva. Afinal, grande parte dos clientes empresariais de um provedor de internet precisam que sua rede esteja funcionando a todo momento, por conta disso, a ISP não pode deixar de ter segurança, desempenho e produtividade.

CTA

Como reduzir custos e otimizar a infraestrutura de rede de sua empresa

Mapeie e avalie os sistemas na sua infraestrutura de TI

Para descobrir onde sua infraestrutura de rede é mais vulnerável e tem necessidades, é preciso fazer um mapeamento e uma análise profunda para não prejudicar a tomada de decisões quanto a otimização desses processos.

Infraestrutura de TI: otimização e redução de custos | Gerenciatec

Sendo assim, mapear e analisar os ativos de rede usados e conhecer as demandas de todas as suas equipes internas é indispensável. Dessa forma, sua empresa é capaz de identificar os problemas diários que dificultam o trabalho e diminuem a produtividade de seus colaboradores.

Para realizar uma análise coerente dos sistemas, procure entender o grau de eficiência e utilização de cada um. Os sistemas que demandam mais recursos e possuem baixo rendimento devem ser eliminados e substituídos. 

Isso tudo ajuda a reduzir os custos operacionais e a tornar o sistema atualizado, completo e integrado

Leia mais: Erros dos provedores de internet iniciantes

Adote uma cultura de prevenção

O custo da operação pode ter seu custo aumentado ainda mais por problemas e falhas. Além disso, a produtividade e o tempo também são afetados.

Infraestrutura de TI: otimização e redução de custos | Gerenciatec

Corrigir complicações demanda muito mais dinheiro do que preveni-las. Por isso, monitore de perto sua infraestrutura e fique atento às atualizações necessárias. 

Se calcular os gastos com os danos na rede que poderiam ser evitados, gastar com prevenção sai muito mais barato.

Conte com equipamentos de qualidade para sua infraestrutura de rede

Manter seu parque tecnológico atualizado pode pesar no bolso do empreendedor. Porém, é de extrema necessidade que a infraestrutura de TI esteja sempre em bom estado para não afetar o rendimento do trabalho.

Para que isso não ocorra, faça manutenções constantes e troque seus equipamentos a cada 3 anos (estimativa de vida de aparelhos eletrônicos). Ao passar desse prazo de validade, os hardwares podem ter problemas mais graves e causar danos mais caros. 

Manter parceria com empresas de aparelhos tecnológicos também pode ajudar a tornar esse processo mais barato. 

Leia mais: Como ter proteção e evitar ataques DDoS em seu ISP

Invista em dados na nuvem na infraestrutura de TI

A computação em nuvem pode reduzir em grande parte os custos das empresas. Além é claro de aumentar a eficiência nos processos, já que a otimização permite que foquem no negócio e se dediquem para aplicar esforços e capital em crescimento.

Infraestrutura de TI: otimização e redução de custos | Gerenciatec

É bem visível que pelas características da nuvem, investir nela com toda certeza é mais barato do que em um data center físico.

Substituir a maior parte dos aparelhos por nuvem também é vantajoso pois com o constante avanço da tecnologia, existem chances altas de que eles deixem de atender suas demandas muito rapidamente.  

Leia mais: Segurança para ISPs: práticas de prevenção em redes

Automatize os processos

Se você quer reduzir custos e ganhar tempo, a automatização de processos também é um caminho. 

Por meio dela você diminui a incidência de erros, aumentando a eficiência, a qualidade e a confiabilidade ao tirar os erros humanos de seus processos e permitir o rastreamento de cada passo executado para encontrar falhas com maior facilidade.

Faça uma consolidação de servidores em sua infraestrutura de TI

Esse processo é essencial se você procura reduzir gastos com manutenção, espaço físico e energia. 

Reduzir e otimizar o ambiente atual de TI  levará benefícios como a redução dos componentes de hardware e da complexidade na operação do ambiente, o que reduz uma grande parte dos gastos de um provedor de internet. 

Leia mais: 4 estágios para mitigação de ataques DDoS a um servidor

Porém, é preciso levar em consideração a demanda crescente de servidores, performance e espaço de armazenamento para atender o requerimento da empresa. 

Por conta disso, a consolidação de servidores é uma ótima opção. Nela, uma máquina física é utilizada para segmentar o servidor em múltiplos ambientes virtuais por meio da tecnologia de virtualização.

Infraestrutura de TI: otimização e redução de custos | Gerenciatec

Dessa maneira, é possível otimizar a infraestrutura de servidores enquanto permite a execução de atividades e com um menor custo.  

Faça um projeto de otimização de ambientes

Como a otimização não significa substituir tudo o que já foi implementado, é necessário procurar onde estão as principais oportunidades de melhoria em todo o ambiente (o que também pode ser incluindo na etapa de mapeamento). 

Esse processo leva em conta as características atuais e ainda pensa em como atingir um melhor desempenho. 

Por meio disso é possível reduzir custos com energia ou manutenção. Além disso, fica mais fácil reconhecer oportunidades de melhorias na performance e encontrar a melhor maneira de atuar dentro da empresa. 

Tenha uma governança de TI definida

Ter governança de TI significa ter desenvolvimento de políticas e diretrizes que façam com que a empresa esteja alinhada com as exigências legais de segurança e infraestrutura de TI. O que também torna os processos mais claros para as equipes. 

Leia mais: Tudo sobre segurança de rede em empresas e a LGPD

A empresa alcança melhores desempenhos com seus colaboradores e transmite uma imagem positiva aos seus clientes, parceiros e fornecedores ao ter seus protocolos bem definidos

Infraestrutura de TI: otimização e redução de custos | Gerenciatec

Crie um planejamento de gastos

A etapa de planejamento é fundamental para reduzir os custos e investir sem sofrer danos

Diante disso, é necessário reunir-se com sua equipe em conjunto com a contabilidade e o setor jurídico, analisando cada aspecto dentro do departamento e definindo possíveis cortes e caminhos a serem seguidos

Além do mais, é nessa etapa em que o valor de investimento em novos projetos e tecnologias deve ser definido para não ter problemas futuros. 

Terceirize seu gerenciamento de redes para otimizar ainda mais sua infraestrutura de TI

A melhor forma de ser certeiro na otimização de sua infraestrutura de TI é com o apoio de uma equipe especializada e experiente. O que no caso somente uma consultoria de redes pode ajudar. 

A Gerenciatec disponibiliza esse atendimento e avalia qual é o problema, onde estão as oportunidades de melhoria e como implementar essas mudanças. Criando melhores chances para a otimização da infraestrutura de rede. 

Melhorar o desempenho de seu provedor de internet e reduzir custos é muito mais que possível, você só precisa focar nas estratégias e na ajuda certa:

CTA

Leia também