Implantação do IPv6: você não se preparou, né?!

6 de setembro de 2021

O IPv4 se esgotou e o novo padrão de endereçamento IP para se conectar a internet está na ativa e a todo vapor! Muitas empresas e provedores de internet não se prepararam para a implantação do IPv6. Mas o momento já é chegado e as vantagens são ótimas, portanto confira neste post.

Quando falamos do início da década de 90, quase 4,3 bilhões de endereços IP públicos eram o suficiente e ainda sobrava. Você lembra que naquela época, e até pouco antes da entrada do século 21, tínhamos somente 1 computador em casa com acesso à internet? E isso quando tínhamos condições de ter uma máquina.

Porém agora, com a internet entrando em tudo que é casa do Brasil, o aumento da população, a variedade de dispositivos que exigem um endereço IP para se conectar à rede e a febre dos smartphones, o IPv4 está esgotado!

O IPv6, em contrapartida, tem cerca de 79 trilhões de vezes mais endereços do que seu antecessor. Com isso, o acesso à internet das próximas gerações já está garantido 😀

No Brasil, por exemplo, neste exato momento em que este post é escrito, pouco mais de 35% dos dispositivos já estão funcionando em IPv6. É o que mostra o site Google IPv6, destacando a acelerada implantação do IPv6 ao longo dos anos.

Por que implantar o IPv6 na rede de sua empresa ou provedor de internet?

Se os poucos relatos acima não foram suficientes para te convencer a prosseguir firme na implantação do IPv6 na sua rede ou provedor de internet, então vamos lhe dar mais algumas informações importantes.

Quanto mais tempo passa, mais dispositivos se conectam à rede, principalmente com a chegada da internet das coisas. E estes dispositivos não vão mais se conectar à rede através do IPv4! Até porque, como vimos, ele já se esgotou.

Novos dispositivos só vão se conectar à rede através do IPv6!

Segundo informativo no site Registro.br, quem optar por continuar trabalhando com IPv4 precisará esperar que endereços sejam devolvidos ou recuperados. Mas não há como garantir quando isso pode acontecer. Endereços IPv6 e ASN, no entanto, podem ser solicitados normalmente.

Outra grande vantagem do IPv6 é a sua segurança. De acordo com especialistas, é muito mais difícil um hacker conseguir scanear uma rede IPv6, devido à enorme quantidade de endereços. Muitas das técnicas usadas por esses invasores, inclusive, não existem ou não funcionam no IPv6.

Mas como fazer a implantação do IPv6 sem atrapalhar a rotina do usuário?

É verdade que implantar o novo protocolo não é para qualquer um. Você pode ter uma ideia de todos os trâmites necessários no Guia de implantação
de IPv6 para empresas
, criado pelo NIC.br.

Além disso, para provedores de internet, por exemplo, pode ser preciso mudar o seu equipamento estrutural, caso este não esteja pronto para receber o novo padrão de protocolo. Logo, é necessário saber o que funciona bem e o que não funciona na rede. Daí a ajuda de especialistas em infraestrutura de rede é muito bem vinda, para se evitar prejuízos desnecessários.

No entanto, as vantagens de se implantar os endereços IPv6 se sobressaem sobre qualquer trabalho. Até mesmo porque não há mais blocos de endereço IPv4 disponível. Por isso, o IPv6 é o presente, e não só o futuro!

Todo o trabalho duro é feito pelos especialistas em redes junto aos provedores de internet. As empresas e usuários finais perceberão apenas os benefícios do IPv6, uma vez que, com ele, poderão ter seu próprio bloco de endereços para distribuir entre os dispositivos que desejam conectar à web.

Você está preparado para implantar o IPv6 na sua rede, ou vai ficar pra trás?

A Gerenciatec é uma assessoria especializada em infraestrutura de rede de alta performance. Também prestamos suporte técnico Nível 2 e Nível 3 para provedores de internet e Data Center.

Nós garantimos a alta disponibilidade de sua conexão através de uma consultoria extremamente qualificada com o melhor custo benefício.

Não deixe sua conexão cair! Faça um contato conosco para falar com um de nossos especialistas.

Leia também