Cenário para Provedores de Internet em 2021

11 de janeiro de 2021

Devido ao cenário em que entramos com o novo corona vírus em 2020, nossos olhares para a Internet nunca mais serão os mesmos. Você sabe o quanto é importante para os provedores de internet estarem preparados em 2021 e pelos próximos anos também? Veja 8 perguntas que todo empresário de ISP deveria responder.

Devido às restrições de locomoção a que todos fomos submetidos neste ano de 2020, as demandas do uso da internet aumentaram drasticamente.

Tínhamos desde crianças querendo se divertir, mas também estudar. Adolescentes querendo algum entretenimento, mas também concluir o ano letivo. Jovens tendo que migrar da sala de aula da faculdade para uma sala virtual, assim como para o home office.

Em fim, enquanto muitos comércios foram prejudicados e tiveram que se reinventar para não fechar de vez as portas, todo este caos ainda proporcionou um aumento de 43% nas contratações de banda larga no país.

De acordo com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), esse dado representa o crescimento nos contratos dos pequenos provedores do país.

Só no Brasil, os pequenos provedores de internet representam 33% do mercado de internet.

Isso dá um número aproximado de 14 mil pequenos provedores de internet em todo país.

Aqueles que estavam preparados e contavam com uma boa equipe técnica e infraestrutura de rede, conseguiram atender com quase totalidade as regiões onde os grandes provedores de internet não chegavam. Isso foi possível porque cerca de 90% dos ISPs já oferece o serviço de fibra ótica.

Embora as grandes operadoras de internet consigam atender um grande número de pessoas por contar com uma infraestrutura maior, muitos deles pecam em uma coisa: o atendimento ao cliente.

Por ser alta a demanda, todo o atendimento deve passar por um rigoroso sistema, e isso atrasa muitas vezes as ordens de serviço, devido à burocracia. É neste quesito que os provedores regionais devem se destacar.

Cansados de tantos problemas e demoras no atendimento, muitos clientes estão em busca de soluções mais eficazes, e por isso acabam escolhendo os provedores regionais mesmo. Ainda que o cliente pague um pouco mais pelo serviço, o que ele realmente quer é o serviço funcionando e um atendimento que ele consiga entrar em contato sem ter que ficar irritado a cada atendimento.

8 Perguntas que você precisa responder para o futuro do seu provedor:

  1. Vídeo chamadas e lives nunca mais sairão da rotina de muita gente. Sua conexão é estável o suficiente para sustentar este grande volume proveniente de cada casa?
  2. O mercado de Games cresceu drasticamente durante a pandemia. Sua internet tem a potência exigida pelos gamers?
  3. Aumento do Home Office. Sua rede possui a estabilidade que o trabalhador precisa?
  4. Educação à distância. Até quem preferia uma sala de aula teve de aprender a se adequar. O EAD que antes já era muito procurado, será ainda mais em 2021 e pelos próximos anos. Sua internet servirá bem os acessos a bancos de dados, salas de aula por vídeo sem perdas na conexão ou lags?
  5. Muito mais empresas online. Quem não valorizava a internet para expandir seus negócios, se vê agora obrigado a isso. A conexão à internet se tornou fundamental para todo tipo de empresa. Seu provedor está pronto para servir a demanda de todas que contratarem seus serviços?
  6. As compras online explodiram! Quem gostava de reservar tempo para ir às lojas fazer compras, teve de aceitar o padrão digital de gastar seu dinheiro. O cliente pode contar com a segurança da conexão de internet do seu provedor?
  7. As assinaturas online ficaram ainda mais populares. Em busca de entretenimento, muitas pessoas agora estão mais confiantes de assinar plataformas de filmes e séries, músicas, jogos etc. De fato muitas já nem querem mais viver sem estes serviços. Sua internet está preparada para suportar essa demanda de cada indivíduo dentro da mesma casa?
  8. Segurança online. Com a popularização do uso de diversos e diferentes serviços pela internet, como bancos digitais por exemplo, seu provedor pode dar ao usuário a segurança que ele precisa para navegar rápido e seguro?

Adicionalmente: Seu ISP está preparado com o IPv6? Ou corre risco de enfrentar conflitos de rede em breve?

Seja um grande ou pequeno provedor, ou esteja ainda em mente abrir um novo, você certamente precisará de analistas de rede qualificados para expandir o potencial do seu ISP.

A Gerenciatec é uma empresa jovem, com espírito inovador. Nosso time de suporte é extremamente qualificado. Nossa consultoria agrega alto valor e escalabilidade para sua empresa. Nós mantemos a alta disponibilidade da sua rede com excelente performance, segurança, monitoramento e com o melhor custo benefício do mercado.

Entre em contato conosco:

E-mail: [email protected]
Telegram: t.me/comercialgerenciatec
WhatsApp: 22 97400-1403
Site: www.gerenciatec.com.br
Veja a lista de todos os nossos serviços em www.gerenciatec.com.br/servicos

Leia também