Ativar o IPv6 e não ativar, qual a diferença?

12 de maio de 2021

O IPv6 está sendo cada vez mais implantado nos provedores de internet, e isso só tende a crescer com o tempo. Por qual motivo? Simples: O IPv4 praticamente chegou ao fim no Brasil! Você quer maior motivo do que este para ativar o IPv6 no seu provedor ou empresa?

O IPv4 entrou em vigor no início da década de 90 com o intuito de dar um endereço aos computadores que se conectavam à internet. Porém, com a alta popularização da internet que temos hoje, o aumento da população mundial e a variedade de dispositivos que estão se conectando à rede, os quase 4,3 bilhões de endereços IPv4 públicos já não são mais o suficiente para endereçar todos os dispositivos.

Devido ao fim do IPv4, está cada vez mais difícil e mais caro conseguir solicitar uma reserva de endereços com este protocolo.

Embora no início fosse muito difícil trabalhar com o IPv6, hoje já não é mais, devido ao esforço das grandes empresas de telecomunicações para facilitar seu uso.

Ativar o IPv6 no provedor é evitar pagar altos custos com o IPv4!

Comprar blocos de IPv4 está custando caro, além do mais, de acordo com publicação do Registro BR, está sendo necessário esperar endereços IPv4 ficarem disponíveis para conseguir fazer uma reserva. Porém, não há como saber quando estes endereços IPv4 ficarão disponíveis. Em vista disso, e com o mercado de provedores de internet super aquecido no Brasil, nenhum ISP tem condições de ficar aguardando mais tempo, enquanto o concorrente sai na frente, não é mesmo?!

Por isso, se você quer ativar o IPv6 na sua rede, sem perder mais tempo, conte com a consultoria profissional da Gerenciatec. Entre em contato conosco e saiba como podemos facilitar todo processo para você com nossa prestação de serviços especializada em infraestrutura de rede.

Está cada vez mais barato solicitar o IPv6!

Devido sua popularização e seu crescente uso na internet (até porque o IPv6 foi criado justamente para substituir o IPv4), não é necessário ter mais medo de ativar o IPv6 no seu provedor de internet ou empresa. Além disso, os custos com a ativação do “novo” protocolo de internet tendem a ficar mais acessíveis, porque ele está se tornando o padrão em toda a internet. Logo, ativar o IPv6 na rede reduz os custos com a mesma.

Grandes sites como Google, Youtube, Facebook, Amazon e praticamente todos os principais serviços da internet da atualidade já funcionam com o IPv6. Então, boa parte do tráfego do provedor vai acabar passando pelo IPv6.

Portanto, ativar o IPv6 na rede já se tornou indispensável, além de, reafirmando, diminuir os custos, seja a curto, médio ou longo prazo.

O IPv6 foi projetado para ser muito superior em termos de números de endereços IPs, em relação ao seu antecessor, o IPv4.

Para você ter noção, cada habitante do planeta terra poderia ter de 1 a 3 redes de internet próprias usando o IPv6.

O custo com NAT também vai a zero com a ativação do IPv6. Se você sabe do que eu estou falando, já sabe a economia de tempo que terá e como será poupado de dores de cabeça também. A NAT (e suas limitações) é desnecessária no IPv6, pois há endereços disponíveis para cada dispositivo conectado à rede.

O Google tem um site que acompanha a adoção do IPv6 por país. No Brasil, por exemplo, mais de 35% da internet já se conecta usando o IPv6. Este número crescerá aceleradamente nos próximos anos, até que toda a rede esteja conectada no novo padrão.

adoção do IPv6 - Google

A tendência é que o IPv4 se torne tão escasso que será de uso exclusivo para quem pagar altos custos para tê-lo ativado em sua rede.

Você não quer esperar para ver isso acontecer, certo?!

Não poucos provedores de internet sequer começaram os testes com o IPv6. Por isso, estes vão ter que “apagar um incêndio” em breve.

Entre em contato com a Gerenciatec e vamos ativar o IPv6 na sua rede!

Leia também